O CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA



Atualmente, a maioria dos cursos novos na área de saúde busca referenciais de formação. Propostas curriculares que articulem o compromisso do processo formativo com as necessidades de saúde da população, que apontem para novos papéis tanto do professor como do estudante, que ampliem os cenários de ensino e aprendizagem e que incorporem a pesquisa como indissociável da aprendizagem, têm sido muito debatidas. (Batista, N. 2006).

Assim, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde articula o ensino, a pesquisa e a extensão, visando uma formação profissional para atuação em saúde.

Neste contexto, em seu decorrer são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervir em serviços de saúde, compondo os futuros profissionais equipes multidisciplinares de diferentes locais de trabalho voltados à qualidade de vida, prevenção e controle de doenças.

Para isto, o profissional utilizará o exercício físico como "estratégia terapêutica não medicamentosa", baseado em prescrição adequada a cada necessidade especial do indivíduo. O curso enfatiza ainda a interação entre fenômenos biológicos, humanos e sociais, objetivando uma visão de saúde integral. Neste sentido, sugere-se um elenco de conteúdos voltados à formação inter-profissional, prioridade do novo Campus da UNIFESP na Baixada Santista, porém, resguardando-se as recomendações gerais das diretrizes curriculares sugeridas pelo CNE/CES 58/2004, em 18 de fevereiro de 2004.

Além disso, o curso de Bacharelado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP integra conteúdos que visam sustentar os pressupostos de uma formação acadêmica voltada predominantemente à atuação em diferentes fases do crescimento e desenvolvimento normais e também com pessoas portadoras de necessidades especiais (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004).

Desse modo, o futuro graduado em Educação Física - Modalidade Saúde da UNIFESP estará apto a diagnosticar, planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde (artigo 6º, parágrafo 1º, CNE/CES 2004), garantindo uma formação específica conforme artigo 7º (parágrafos 2º, 3º e 4º), e resguardando-se os princípios norteadores (artigo 5º) a partir da sua interação com os demais eixos do curso.

Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Educação Física site da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP.

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