O Campus Baixada Santista
da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Histórico da UNIFESP

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi criada pela Lei nº 8.957, de 15 de dezembro de 1994 e resulta da transformação da Escola Paulista de Medicina (EPM). Está vinculada ao Ministério da Educação, sendo, até 2005, uma universidade pública que tinha por objetivo desenvolver, em nível de excelência, atividades inter-relacionadas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no campo específico das ciências da saúde.


Escola Paulista de Medicina - Vila Clementino - 1933

Ao longo de sua existência, o exercício continuado da pesquisa, relacionado às atividades de pós-graduação e extensão, levou a UNIFESP a ocupar lugar de destaque na produção científica nacional e internacional na área de Ciências da Vida. Só em 2005, foram publicados 2710 artigos e aprovadas 262 bolsas de pesquisa (CNPq), do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC.

As atividades de extensão da UNIFESP caracterizam-se por projetos multidisciplinares de atenção primária e secundária à saúde, proporcionando aos alunos forte contato com a realidade da estrutura de serviços e necessidades em saúde da população. Os resultados destes trabalhos são positivos, conquistando o apoio e incentivo do corpo docente, discente e técnico-administrativo, o que tem motivado a Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP a assumir sempre novos desafios.

Em resposta à demanda social e política de expansão das vagas públicas no ensino superior e de interiorização das atividades das universidades federais, a UNIFESP vem desenvolvendo o seu projeto de ampliação de espectro, deixando de ser uma universidade temática para assumir a universalização de suas ações, tornando-se, com isto, uma instituição multicampi. Assim, a partir de 2007, passou a contar com 5 Campi:

  1. Vila Clementino, com os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologias em Saúde;
  2. Baixada Santista, com os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional;
  3. Diadema, com os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Químicas e Farmacêuticas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, e Química;
  4. Guarulhos, com os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte, Letras e Pedagogia;
  5. São José dos Campos, com os cursos de Ciências da Computação e Matemática Computacional.

A UNIFESP Baixada Santista

O processo de expansão da UNIFESP teve início efetivo com o Campus Baixada Santista. O cronograma de implantação deste campus foi negociado com o Poder Executivo municipal da cidade de Santos e dos demais municípios da Baixada Santista, através da iniciativa da classe política local.

Em setembro de 2004 foi oficializada sua criação em nível local e a implantação de seus primeiros cursos. Como modalidade seqüencial de formação específica, com fornecimento de diploma de nível superior em áreas de fronteira das ciências humanas com a da saúde, foram implantados os cursos de Educação e Comunicação em Saúde e o de Gestão em Saúde. Estes cursos, com duração de dois anos diplomaram suas turmas em outubro de 2006.

Em outubro de 2005 foi assinada a criação definitiva do Campus pelo Ministro da Educação e, em dezembro deste mesmo ano, ocorreu o primeiro vestibular para os cinco cursos de graduação: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física (Bacharelado - Modalidade: Saúde) e Nutrição. Em 2009, foi inaugurado um novo curso no campus: Serviço Social.

O Campus tem uma grande área de abrangência, incorporando a Região Metropolitana da Baixada Santista, que compõe-se por nove municípios: Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá. Com uma delimitação territorial de 2.373 km2, tem aproximadamente um milhão e seiscentos mil habitantes, o que justifica a importância de uma universidade pública na região.

Copyright © UNIFESP - Campus Baixada Santista | Desenvolvimento: Divisão de Comunicação | Divisão de Tecnologia da Informação
Edifício Central - Rua Silva Jardim, 136 - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: +55 13 3878-3700 / +55 13 3523-5000
Confira aqui todas as Unidades do Campus Baixada Santista