Projetos e Programas de Extensão

Campus Baixada Santista

O Plano Nacional de Extensão Universitária define a Extensão como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2001).

De acordo com esse princípio, as ações extensionistas desenvolvidas no Campus Baixada Santista possibilitam novas dimensões do processo formativo da Universidade, aproximando os estudantes da realidade local e regional da área de abrangência da Universidade e constituindo campo para projetos de pesquisa e construção de novos conhecimentos (Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, 2006).

Atualmente são desenvolvidos diversos Projetos e dois Programas de Extensão (conjuntos de ações como projetos, cursos e eventos, de caráter permanente).


Eventos

Clique aqui para acessar Fluxo de Encaminhamento de Cursos e Eventos Gratuitos à Comissão de Extensão. (Formato Adobe PDF).

Clique aqui para acessar Fluxo de Encaminhamento de Cursos e Eventos pagos à Comissão de Extensão. (Formato Adobe PDF).

Clique aqui para conhecer os Critérios de Avaliação dos Cursos e Eventos (Formato Adobe PDF).

Clique aqui para pesquisar os cursos de extensão e eventos oferecidos pela PROEX e realizar inscrições


Programas e Projetos do Campus Baixada Santista credenciados na PROEX-UNIFESP

Clique aqui para acessar o Fluxo de Encaminhamento de Programas e Projetos à Comissão de Extensão. Consulte também o detalhamento do Fluxo na segunda página do documento (Formato Adobe PDF).

Clique aqui para conhecer os Critérios de Avaliação dos Programas e Projetos Sociais Consulte também o detalhamento do Fluxo na segunda página do documento (Formato Adobe PDF).

Projetos ou Programas do Campus Baixada Santista de 2013 (abaixo) ou clique aqui.

Projetos ou Programas do Campus Baixada Santista de anos anteriores (2009 a 2012), clique aqui.


Orientações gerais aos coordenadores de programas e projetos de extensão universitária

Clique aqui para acessar o documento.(Formato Adobe PDF).


Manual passo a passo SIEX

Clique aqui para acessar o documento.(Formato Adobe PDF).



Para conhecer nos PROJETOS E PROGRAMAS, clique nos nomes abaixo para expandir as informações

  • Projeto “Laboratório de Sensibilidades"
  • O Projeto Laboratório de Sensibilidades é a organização de um espaço para a realização de atividades expressivas através de materiais de modelagem, pintura, som, fotografia, filmagem, com os objetivos de oferecer contato com obras/reproduções de artes plásticas, artesanato, literatura e música de diferentes âmbitos da cultura e universos simbólicos; realizar a experimentação de dinâmicas de sensibilização e proporcionar um contexto favorável aos estudantes, professores e técnicos para a elaboração de sínteses integrativas de conteúdos e práticas acadêmicas a que estão sendo expostos.

    Coordenação: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz

    E-mail: alexandre.henz@unifesp.br

    Área Temática: Cultura

     
  • Programa "Quiosque da Saúde UNIFESP"
  • O Quiosque da Saúde UNIFESP-PMS é uma iniciativa pioneira de professores e alunos da UNIFESP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos (PMS), com o objetivo de ofertar à comunidade de Santos-SP e região, um serviço multiprofissional de atenção à saúde, pelo desenvolvimento de diferentes atividades no âmbito das áreas do conhecimento desenvolvidas na UNIFESP/CBS. Tem como objetivo incentivar e instrumentalizar a população na prática cotidiana de hábitos para um estilo de vida mais saudável, impulsionando, desta forma, as estratégias de prevenção, promoção e reabilitação da saúde já desenvolvidas no Município de Santos, com o diferencial de uma intervenção multiprofissional. Pretende-se implementar o Quiosque da Saúde UNIFESP-PMS¿ na forma de um Programa de Extensão Universitária da UNIFESP/CBS, agregando, no âmbito geral de suas atividades, projetos com diferentes propostas de atenção à comunidade, desde orientações mais simples através de campanhas sobre prevenção de doenças, até intervenções mais complexas como o diagnóstico e acompanhamento de indivíduos com erros inatos do metabolismo. O programa propõe o desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as relações interinstitucionais entre a UNIFESP e a PMS, assim como destas com a comunidade. Além dos benefícios diretos à população atendida nos diferentes projetos, atividades e campanhas, vislumbra-se também a criação de um cenário de atuação multiprofissional na formação acadêmica oferecida pela UNIFESP e o desenvolvimento de um sistema de Banco de Dados que permitirá a realização de estudos longitudinais, prestando-se ainda como ferramenta de suporte para o planejamento de ações públicas de intervenção na área da saúde.

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Saúde, Educação

     
  • Projeto “Ações Interdisciplinares no Quiosque da Saúde”
  • O projeto tem por objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos que praticam atividades físicas, por meio de atividades educativas e de práticas específicas de cursos de graduação do Campus Baixada Santista da UNIFESP: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. O público alvo do projeto será composto, inicialmente, de adultos e idosos que praticam atividades físicas da região da orla. As atividades planejadas incluem dinâmicas de grupo, oficinas e atendimentos individuais, tendo como temas centrais a promoção da alimentação saudável, do estado nutricional adequado e a prática segura de atividades físicas e esportivas.

    Coordenação: Profa. Dra. Paula Andrea Martins

    E-mail: paula.martins@unifesp.br

    Área Temática: Saúde, Educação

     
  • Projeto “Programa de Exercícios Físicos Moderados para o Controle da Pressão Arterial e da Glicemia de Frequentadores da Orla de Santos”
  • O projeto tem por objetivo propiciar aos frequentadores da orla de Santos um conjunto de ações que contribua para a incorporação de um estilo de vida fisicamente ativo e que colabore com controle da pressão arterial e da glicemia. Inicialmente, em parceria com o programa Quiosque da Saúde, será realizada uma campanha na orla de Santos visando identificar pessoas com alterações pressóricas e glicêmicas. Após a identificação, as pessoas serão convidadas a participar de um grupo que discutirá a importância da prática de exercícios físicos regulares para melhorar a qualidade de vida e para o controle do diabetes e da hipertensão. Além disso, o grupo realizará exercícios físicos moderados durante uma hora por dia, três vezes por semana durante doze meses, sob supervisão de alunos e docentes do curso de Educação Física da UNIFESP-Santos. Glicemia e pressão arterial serão mensuradas periodicamente no sentido direcionar as estratégias de intervenção. No mesmo sentido, serão realizadas também avaliações antropométricas, bioquímicas, testes de flexibilidade, de força e resistência muscular. Os dados obtidos serão avaliados quantitativamente. Serão efetuadas também avaliações qualitativas por meio de questionários, observações e relatos de experiências. Espera-se com esse projeto de extensão (em parceria com o programa "Quiosque da Saúde") viabilizar intervenções multiprofissionais e interdisciplinares que contribuam para o controle da glicemia e da pressão arterial, bem como para melhorar a qualidade de vida dos frequentadores da orla de Santos.

    Coordenação: Ricardo José Gomes

    E-mail: rgomes@unifesp.br

    Área Temática: Saúde

     
  • Projeto “Clube do Pedal”
  • Projeto de extensão universitária visando a educação e a promoção da saúde pela oferta de vivências orientadas para a prática do ciclismo. Neste projeto, a troca de informações será desenvolvida buscando a ampliação das possibilidades de atuação acadêmica de professores e alunos da UNIFESP, com apoio de colaboradores (atletas, mecânicos e usuários de bicicletas) para fornecer informações à comunidade do Campus Baixada Santista da UNIFESP e para a população de Santos-SP e região. Pretende-se, capacitar os sócios do Clube do Pedal para a manutenção de bicicletas, prevenção de acidentes, primeiros socorros, e também informar e orientar sobre fisiologia e biomecânica do ciclismo, a fim de maximizar seu potencial para educação, socialização e cuidados à saúde, e ainda oferecer uma programação de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte turístico-cultural e de menor impacto ecológico.

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Bem Viver na Melhor Idade"
  • Este projeto pretende ofertar atividades nas áreas do conhecimento implementadas no Campus Baixada Santista da UNIFESP, planejadas especificamente para um grupo de mulheres com mais de 50 anos, participantes de um projeto realizado no Centro Comunitário Casa João Paulo II, na área central do município de Santos. A escolha deste público ocorreu devido ao interesse comum de um grupo de professores e alunos, em trabalhar com este segmento populacional, cujos levantamentos apontam que a cada ano cresce em números absolutos e relativos no país e destacadamente neste município. Reforçamos também a idéia do desenvolvimento de ações universitárias na região do centro de Santos, tendo como perspectiva, a aproximação com a comunidade residente no entorno da futura sede própria da UNIFESP/CBS. Soma-se ainda, a observação de que a população desta região da cidade, especialmente na faixa etária de interesse, é carente de orientação e alguns cuidados específicos ligados à saúde e ao convívio social, entre outros. Além da experiência prática de elaboração, desenvolvimento e avaliação de ações comunitárias para alunos e professores da UNIFESP, espera-se também com esta intervenção, que as participantes apresentem melhora da socialização, da auto-estima e da autonomia, com consequente melhora da qualidade de vida.

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira e Profa. Dra. Marcia Maria Pires Camargo Novelli

    E-mail: mnovelli@unifesp.br

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Adolescência e Vulnerabilidade Social: Educação Física como fator motivacional"
  • O projeto pretende por meio do contato mais próximo com um grupo de jovens, estimular a reflexão de seu cotidiano pela educação lúdica. A troca entre o grupo acadêmico e a sociedade estará presente no fato de o discente aprender a lidar com público e entender suas respectivas necessidades e realidades assim como o grupo será conduzido a uma reflexão diferenciada de seu cotidiano e contexto social, caracterizando-se desta forma por uma ação de extensão universitária junto a um grupo de adolescentes.

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Educação


  • Projeto "Canoagem e Educação Ambiental no Meio Urbano"
  • A industrialização, associada à necessidade incessante de produção de capital, gerou um mundo de estranhos, observando-se que os indivíduos se dedicam ao trabalho em detrimento à socialização e ao lazer, recusando-se a perder tempo para adquirir novas experiências motoras e de sociabilidade, em especial nos espaços públicos. O homem moderno vive em busca de mais tempo para si, utilizando-se de recursos tecnológicos para atingir este objetivo, no entanto acaba por preencher todo o tempo com tarefas e obrigações, deixando de dedicar alguma parte de seu tempo às atividades de lazer, recreação e socialização, especialmente se considerarmos o meio natural como cenário para estas práticas. Observando este comportamento e a importância de intervenção neste cenário, este projeto pretende estimular uma relação mais harmoniosa entre a sociedade moderna e a natureza, pela promoção e estímulo para participação em atividades físicas no meio natural, com ênfase na canoagem. Objetiva também a promoção da educação e conscientização ambiental de crianças, no intuito de ampliar as possibilidades de uma formação humana e social, mais ética e comprometida com a saúde e com a preservação da natureza, que entende-se deve ter início no próprio lar, no lixo que é descartado e nas atitudes em relação ao uso racional de água, por exemplo. Pretende-se ainda, capacitar e estimular as crianças para serem multiplicadores de conhecimentos e ações visando a melhora das relações entre o homem moderno e o meio ambiente, com consequente redução das taxas de poluição e degradação da natureza, além de melhorar o perfil de cuidados à saúde. Para tanto, serão oferecidas em cada ciclo de atividades, 20 vagas para crianças na faixa etária de sete a doze anos de idade de ambos os gêneros.

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Educação


  • Projeto “Capacitação de Acidentes e Primeiros Socorros”
  • -

    Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Programa “Universidade e Participação Social”
  • Este programa procura viabilizar a apropriação e integração de conhecimentos teórico-metodológicos de diferentes áreas do conhecimento, em especial das Ciências Sociais e Humanas, para a compreensão e análise das formas de gestão participativa observadas nos conselhos de saúde, criança e adolescente, juventude e assistência social (criança e adolescente, assistência social e juventude) do município de Santos - São Paulo, com vistas a contribuir para a participação social na gestão local e regional das políticas públicas nesses setores, ao mesmo tempo incentivar, viabilizar e afirmar a participação da universidade pública nesse processo. Busca-se, por meio de ações e processos educativos interdisciplinares, a inter-relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão para análise e intervenção na gestão das políticas públicas, na perspectiva da participação popular.

    Coordenação: Profa. Dra. Ana Rojas Acosta

    E-mail: anroac@uol.com.br

    Área Temática: Direitos Humanos

     
  • Projeto "Acompanhamento da Política Municipal de saúde;
  • Coordenação: Profa. Dra. Ana Rojas Acosta

    E-mail: anroac@uol.com.br

    Área Temática: Direitos Humanos

     
  • Projeto "Acompanhamento da Política Municipal de Assistência Social”
  • Coordenação: Profa. Dra. Ana Rojas Acosta

    E-mail: anroac@uol.com.br

    Área Temática: Direitos Humanos

     
  • Projeto "Acompanhamento da Política Municipal da criança e do adolescente (Conselho de Direitos / Conselho Tutelar)"
  • Coordenação: Profa. Dra. Ana Rojas Acosta

    E-mail: anroac@uol.com.br

    Área Temática: Direitos Humanos

     
  • Projeto "Acompanhamento da Política Municipal de Habitação.”
  • Coordenação: Profa. Dra. Ana Rojas Acosta

    E-mail: anroac@uol.com.br

     

  • Projeto "Avaliação e Orientação para a Estimulação do Desenvolvimento Infantil”
  • As experiências vividas ao longo dos primeiros anos de vida de uma criança são fatores determinantes no processo de construção/formação do indivíduo. A carência ou inadequação dos estímulos nessa fase torna-se um importante fator de risco ao desenvolvimento infantil, podendo vir a ocasionar atrasos irreversíveis. A avaliação e orientação para a estimulação infantil constituem-se em procedimentos importantes para favorecer o desenvolvimento da criança hospitalizada, a fim de minimizar os impactos causados por condições adversas ao nascimento e às condições de saúde-doença. O objetivo deste projeto é implantar um espaço permanente de treinamento materno para estimulação do desenvolvimento infantil de bebês prematuros. O serviço implantado no Setor de Pediatria da Santa Casa da Misericórdia de Santos atende mães de bebês prematuros. A mãe é consultada quanto ao interesse em participar do projeto. Em um único encontro, com duração aproximada de 30 minutos, a mãe é questionada sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil e a importância da estimulação. Um folheto ilustrativo com os principais marcos do desenvolvimento infantil é utilizado para nortear as orientações. Os comentários de cada mãe são registrados em diário de campo, assim como a quantidade de mães atendidas.

    Coordenação: Profa. Dra. Rosana Aparecida Salvador Rossit

    E-mail: rosana.rossit@unifesp.br

    E-mail: rorossit@hotmail.com

    Área Temática: Saúde

     
  • Projeto "Saúde no Centro”
  • Estima-se em aproximadamente 15.000 o número de moradores em cortiços na região do Centro de Santos, grande parte em condições de vulnerabilidade social e de saúde. Este projeto destina-se à realização de ações de saúde junto a essa população, em parcerias com organizações locais, como a Associação dos Cortiços do Centro (A.C.C.). Tais ações são estruturadas com o aporte de cinco áreas: educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional numa perspectiva integrada, com os objetivos de apoiar os esforços dos moradores da região pela melhoria de suas condições de vida e desenvolver tecnologias de intervenção em saúde negociadas a partir dos saberes dos envolvidos.

    Coordenação: Prof. Dr. Sidnei José Casetto

    E-mail: sidnei.casetto@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


    Galeria de Imagens


     
  • Projeto "Qualidade de Vida a Mulheres Obesas Idosas"
  • A obesidade é atualmente no Brasil e no mundo um problema de ordem epidemiológica sendo a incidência de sobrepeso e obesidade na população adulta brasileira aproximadamente de 45%. Além disso, assim como a obesidade, o processo de envelhecimento do ser humano tem sido foco de atenção crescente por parte de cientistas em todo o mundo, sendo previsto que no Brasil em 2025, 15% da população (34 milhões) terá acima de 60 anos de idade. O exercício tem sido um recurso amplamente utilizado para prevenção e controle destas situações fisiológicas sendo a prática de atividades pré-desportivas uma das possibilidades podendo propiciar benefícios e alterações na composição corporal, variáveis do perfil lipídico no plasma e qualidade de vida dos praticantes. Assim, o presente projeto tem como objetivo propiciar qualidade de vida e saúde à mulheres obesas acima de 60 anos de idade por meio de prática regular de jogos pré-desportivos realizados três vezes por semana associado a orientação nutricional e psicológica.

    Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Luis Guerra

    E-mail: ricardo.guerra@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


    Galeria de Imagens


     
  • Programa "Serviço de Atendimento em Demência (Sade)"
  • O programa integra ações de alunos, profissionais e uma docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional do Campus Baixada Santista, promovendo a estimulação cognitiva funcional de idosos com demência e ações educativas de orientação e suporte para as dificuldades do cotidiano de seus cuidadores/familiares.Os atendimentos ocorrem às segundas-feiras das 14h00min às 17h00min.

    Coordenação: Profa. Dra. Márcia Maria Pires Camargo Novelli

    E-mail: mnovelli@unifesp.br

    Área Temática: Saúde (Geriatria)


  • Projeto "Serviço de Atendimento na perspectiva da Terapia Ocupacional aos idosos com Transtorno Cognitivo Leve (TCL) e Síndromes Demências e aos seus Cuidadores Familiares"
  • Coordenação: Profa. Dra. Márcia Maria Pires Camargo Novelli

    E-mail: mnovelli@unifesp.br

    Área Temática: Saúde (Geriatria)

     
  • Projeto "Grupo de Cuidadores de Idosos com Demência"
  • Coordenação: Profa. Dra. Márcia Maria Pires Camargo Novelli

    E-mail: mnovelli@unifesp.br

    Área Temática: Saúde (Geriatria)

     
  • Projeto "Oficina de Memória Sensorial para Idosos com Alterações Cognitivas"
  • Coordenação: Profa. Dra. Márcia Maria Pires Camargo Novelli

    E-mail: mnovelli@unifesp.br

    Área Temática: Saúde (Geriatria)

     
  • Projeto "Saúde em Movimento"
  • Este projeto tem como objetivo geral o acompanhamento e a promoção do desenvolvimento físico-motor, nutricional e de alguns aspectos psicológicos de um grupo de crianças residentes predominantemente em cortiços, na região do centro de Santos. Para tanto, propõe-se a realizar avaliações da capacidade física, motora e do crescimento, posturais, do estado nutricional e da imagem corporal e, com base nessas informações, realizar oficinas e ações periódicas de promoção de saúde em grupo.

    Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Luís Fernandes Guerra

    E-mail: ricardo.guerra@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "'Era Uma Vez...' - Implantação de um Serviço de Terapia Ocupacional na Pediatria da Santa Casa de Santos"
  • Esse projeto tem como objetivo criar um espaço alternativo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento de atividades lúdicas às crianças e seus acompanhantes na enfermaria pediátrica da Santa Casa de Santos. A situação de doença e hospitalização da criança e seu acompanhante provocam tristeza e sofrimento em relação ao afastamento temporário da vida familiar e cotidiana, decorrentes dos tratamentos e experiências, nem sempre prazerosas, vivenciadas no ambiente hospitalar. Com uma proposta de humanização desse ambiente, diversas atividades lúdicas estão sendo selecionadas e desenvolvidas, no sentido de proporcionar momentos de descontração e divertimento à criança hospitalizada e seu acompanhante, na tentativa de desviar a atenção dos aspectos relacionados à doença e ao sofrimento físico e emocional, para uma situação mais agradável e interessante, oferecendo a oportunidade de se envolverem em atividades lúdicas para melhorar a qualidade de vida durante algumas horas do período de internação.

    Coordenação: Profa. Dra. Rosana Aparecida Salvador Rossit

    E-mail: rosana.rossit@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


    Galeria de Imagens


     
  • Projeto "Educação Inclusiva: Integrando Atenção Interdisciplinar em Saúde no Atendimento Educacional Especializado"
  • O presente projeto tem por objetivo a implementação de ações que visem intensificar a integração das áreas de Saúde e Educação com a finalidade de promover a Educação Inclusiva no município de Santos. Partindo da hipótese de que a articulação entre as áreas da Saúde e da Educação pode contribuir para novas ações que favoreçam a inclusão escolar, ampliando as possibilidades de melhor qualidade de vida a crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, o modelo de atenção a ser implantado neste projeto terá como referências as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Educação quanto à Educação Inclusiva, servindo tanto para oferta e qualificação da atenção especializada quanto para a formação da comunidade escolar e dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ¿ Campus Baixada Santista. A partir do projeto político-pedagógico do campus Baixada Santista da UNIFESP, sobretudo no que toca à formação interdisciplinar, e das modalidades de formação profissional nele oferecidas, o projeto será desenvolvido em três etapas: 1) Diagnóstico Situacional, com mapeamento de experiências brasileiras bem-sucedidas em Educação Inclusiva e levantamento de demandas concernentes a essa área provenientes de três escolas de Santos, S.P.; 2) Qualificação Profissional, com elaboração conjunta e realização de um programa de formação para educadores a partir de metodologia problematizadora e 3) Elaboração e realização de um programa piloto de atendimento educacional especializado, com a estruturação de um Centro de Referência em Educação Inclusiva em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Santos. Objetiva-se, assim, articular pesquisa, ensino e extensão universitária com aprimoramento de uma política pública em educação inclusiva no município, com vistas à promoção de inclusão escolar e social.

    Coordenação: Profa. Dra. Carla Cilene Baptista da Silva

    E-mail: carla.silva@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Acompanhamento e Intervenção Fisioterapêutica de Mães e seus Bebês Nascidos Prematuramente" (Contemplado com duas bolsas)
  • Pensando no bebê como um indivíduo inserido em um contexto social, muitas vezes de pobreza e pais sem instrução, torna-se necessário que o fisioterapeuta seja capaz de intervir não somente no bebê, mas também em sua família, com o propósito de alterar o ambiente para que este seja favorável ao desenvolvimento desse bebê. Por isso, é importante a existência de serviços de acompanhamento de bebês de risco, como os pré-termo. Dessa forma, o presente projeto de extensão tem como propósito desenvolver um trabalho social, de acompanhamento de bebês pré-termo, e acadêmico, de oferecer ao estudante de fisioterapia a oportunidade de vivenciar o atendimento nesse contexto específico. Participarão deste projeto bebês de ambos os gêneros, nascidos prematuramente, considerados de risco para alterações no desenvolvimento neurológico, sensorial, motor e respiratório, com idade igual ou inferior a 2 ano de vida. Os bebês serão encaminhados pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Os bebês deverão ser inicialmente avaliados pela Alberta Infant Motor Scale AIMS (Pipper; Darrah, 1994) com o propósito de verificar se eles apresentam atraso no desenvolvimento motor e também serão submetidos a avaliação cardiorrespiratória. Essas avaliações, que acontecerão mensalmente, servirão como parâmetro para acompanhar a evolução motora e respiratória desses bebês. Caso seja detectado algum tipo de alteração, será oferecido, semanalmente, atendimento fisioterapêutico especializado ao bebê, além de orientações aos pais/responsáveis.

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel de Paula Carvalho

    E-mail: carvalho.raquel@unifesp.br

    Área Temática: Saúde, Direitos Humanos


  • Projeto "Participação e Redes Sociais na Região Noroeste de Santos"
  • Pretende-se a partir da identificação das redes sociais criar fórum para incentivar as discussões de linhas promotoras de saúde. Este projeto articula-se com outras iniciativas de extensão e formação que vem ocorrendo na região noroeste de Santos.Pretende contribuir para o aprofundamento da temática da participação e redes sociais em contexto de vulnerabilidade, onde espera-se, a partir do levantamento e análise da relação entre as lideranças locais, criar oportunidades e estratégias de melhoria das condições de vida e saúde.

    Coordenação: Profa. Dra. Rosilda Mendes

    E-mail: rosilda.mendes@unifesp.br

    Área Temática: Saúde, Meio Ambiente


  • Projeto "Cartografias Femininas: Ações Territoriais junto às mulheres da Zona Noroeste - Santos"
  • Este projeto pretende criar mais uma oportunidade de ensino-aprendizagem, onde professores e alunos se relacionam com indivíduos do sexo feminino por meio de intervenção interdisciplinar e criação de um grupo de mulheres na Unidade Básica Rádio Clube ¿ Região Noroeste de Santos. Visa a potencializar a participação cotidiana das mulheres na gestão local e no controle das condições que podem interferir na sua saúde e da coletividade onde vivem e trabalham. O quadro geral da saúde no país e a territorização e circulação das mulheres nos serviços de saúde, colocam este espaço como lócus privilegiado para a implantação de estratégias de rastreamento e intervenção com inclusão social.

    Coordenação: Profa. Dra. Flávia Liberman

    E-mail: f.liberman@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Escola de Coluna em Pacientes com Lombalgia Crônica"
  • Os pacientes serão encaminhados do setor de Coluna Vertebral da Santa Casa de Santos para o Laboratório de Exercícios Terapêuticos na Unidade I - Ana Costa da Universidade Federal de São Paulo. Esses pacientes participarão de um grupo educacional sobre dor nas costas. Serão orientados sobre a anatomia da coluna, doenças mais frequentes da coluna, proteção articular, aspectos nutricionais e psicológicos. Serão 7 encontros com o grupo de pacientes com os profissionais envolvidos: Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Psicologia.

    Coordenação: Prof. Dr. Império Lombardi Júnior

    E-mail: imperiolombardi@ig.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Programa "Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social"
  • Este programa de extensão busca construir um processo amplo de formação, a partir do referencial teórico-metodológico da educação popular freiriana, na perspectiva de alterar os modos de (re)produção da vida social dos sujeitos envolvidos; gerando um a postura autônoma, crítica e reflexiva nos mesmos, o seu engajamento em processos coletivos de organização popular, a busca permanente por novos conhecimentos, efetivação dos direitos humanos e o envolvimento/realização de outros processos formativos dessa natureza. As ações do programa são estruturadas em frentes de intervenção, articuladas com o ensino e a pesquisa, que atualmente estão materializadas da seguinte forma: contribuição na construção de um cursinho universitário popular na UNIFES/BS, encontros formativos com a população do entorno e trabalhadores terceirizados da UNIFESP/BS e comunidade Vila Sapo (pertencente ao movimento de moradia da BS). A partir da educação popular freiriana, busca-se romper com a lógica da fragmentação e do pragmatismo no processo de construção do conhecimento, provocar reflexões sobre problemas concretos e desenvolver possibilidades de intervenções que garantam, promovam e defendam os direitos e efetive o poder popular em diferentes âmbitos e dimensões. Estas frentes de atuação estão em processo de consolidação. As ações têm consistido em encontros para criação de vínculos e planejamento de ações futuras; com reflexões sobre a estrutura e a dinâmica da sociedade – dimensão política, econômica, social e cultural, os valores existentes e os que são hegemônicos na sociedade em que vivemos (contexto mundial e da realidade brasileira). Essas atividades e constatações levaram o grupo a construir um processo de pesquisa-ação (por meio da sistematização: metodologia das fotos-narrativas) para compreender a realidade vivenciada pelos sujeitos e identificar a potencialidade da Educação Popular em gerar processos de transformação na vida dos sujeitos e do projeto societário hegemônico em curso.

    Coordenação: Profa. Dra. Raiane Patrícia Severino Assumpção

    E-mail: raianeps@uol.com.br

    Área Temática: Educação


  • Programa "Observatório Santista do Trabalho e Saúde"
  • Contempla os projetos abaixo:

    Coordenação: Profa. Dra. Laura Camara Lima

    E-mail: camaralima.laura@gmail.com

    Área Temática: Saúde do Trabalhador


  • Projeto: "Observatório Santista"
  • O Observatório Santista de Saúde do Trabalhador tem quase três anos de existência. Iniciou-se como projeto de extensão, com intuito educativo, científico e político, nos moldes da educação emancipatória e da educação popular (Freire e outros), visando processar, armazenar e disponibilizar informação especializada, com a finalidade de facilitar o acesso ao conhecimento organizado, a instrução, a orientação, a análise e a avaliação da situação de um público-alvo que no nosso caso são os trabalhadores da região da Baixada Santista. Trata-se de dispositivo de ação social indireta, materializado através de um portal presente na rede da internet. O site e todos os seus conteúdos foram criados pela equipe. Foram selecionadas informações pertinentes à saúde do trabalhador provindas de várias fontes: documentos oficiais e informações demográficas e epidemiológicas referentes aos municípios que compõem a Baixada Santista, leis trabalhistas, normas regulamentadoras, diretrizes sobre a saúde do trabalhador e todos os documentos referentes. Além disso, foi organizado um banco de dados de artigos científicos, depoimentos de trabalhadores e entrevistas com especialistas da área. Foram repertoriados e divulgados eventos relativos à saúde do trabalhador que ocorrem na região da Baixada Santista e proximidade, e grandes eventos referência ao nível nacional. no seguinte. O endereço: http://www.osst.hdfree.com.br/, foi amplamente divulgado entre os trabalhadores com que tivemos contato ao logo do projeto e nas instâncias e comissões especializadas do município com as quais começamos a ter contato e participar, na promoção de reflexões e ações em saúde do trabalhador.

    Coordenação: Profa. Dra. Laura Camara Lima

    E-mail: camaralima.laura@gmail.com

    Área Temática: Saúde do Trabalhador

     
  • Rede Sentinela de Saúde Mental Relacionada ao Trabalho"
  • Ao nível teórico pretende-se estudar e desenvolver projetos relacionados a área da saúde mental relacionada ao trabalho, e ao nível prático pretende-se dar os primeiros passos no sentido da criação de uma nova área de atenção, com suas políticas próprias. Pretendemos desenvolver, junto aos órgãos públicos ligados à saúde mental e trabalho do município de Santos e aos sindicatos ativos na defesa da saúde do trabalhador (como o dos bancários) com os quais temos estado em contato nesses dois anos, por conta da nossa participação na CIST e de nossas ações do a equipe do Observatório, uma série de projetos articulados de pesquisa, ensino e extensão no município de Santos, de modo a dar início à construção de uma rede de assistência e vigilância integrada, que possa coordenar ações educativas, acompanhamentos, atendimentos e intervenções em saúde mental relacionada ao trabalho (SMRT).

    Coordenação: Profa. Dra. Laura Camara Lima

    E-mail: camaralima.laura@gmail.com

    Área Temática: Saúde do Trabalhador

     
  • Projeto "O Terreiro Lá de Casa - tem pequi, cuxá, pão de queijo, jambu... Tem congada, boi-bumbá, maracatu..."
  • O projeto partiu de duas vertentes: a primeira delas da necessidade de ampliar a recepção do estudantes migrantes da Unifesp vindos de diversos cantos do país - além de outras cidades paulistas - a segunda por descobrirmos, através da inserção dos estágios de graduação no morro do Monte Serrat, que 70% das 300 famílias cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde têm origem no Ceará. Acreditamos que as transformações da vida urbana e a dificuldade de domínio dos territórios de vida pelas pessoas agregam necessidades de convívio, encontros que permitam intercambiar experiências para novas construções e possibilidades de vida. Pretende-se, pois com tal projeto promover intercâmbio entre as culturas dos estudantes da Unifesp e os moradores nordestinos do Monte Serrat, desde o convite a participação do projeto até a promoção de eventos na escola pública local.

    Coordenação: Profa. Dra. Florianita Coelho Braga Campos

    E-mail: florianita.coelho@unifesp.br

    Área Temática: Cultura


  • Projeto "Baú de Histórias"
  • Este projeto consiste em oportunidade de ensino-aprendizagem, onde docente e discentes interagem com crianças em área carente da cidade de Santos, que têm poucas oportunidades relacionadas ao brincar, devido às precárias condições socioeconômicas, habitacionais e problemas decorrentes da carência de afeto e estímulos sociais e sensoriais, as atividades serão voltadas para conhecer o comportamento lúdico, os interesses, as capacidades e dificuldades lúdicas de crianças em situação de risco psicossocial, no sentido de poder contribuir para intervenções visando a saúde da criança e o desenvolvimento infantil saudável.

    Coordenação: Profa. Dra. Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo

    E-mail: uchoa.lucia@unifesp.br

    E-mail: luciaf@netsite.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Saúde e Esporte: Abordagem Interprofissional – Centro Interprofissional de Pesquisa e Estudo do Esporte (CIPE)"
  • O projeto de extensão "Saúde e Esporte: abordagem interprofissional" se justifica no Campus Baixada Santista onde temos um projeto político pedagógico que enfatiza este tipo de atuação e em um campus que agrega os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Propiciar um espaço para que diferentes profissionais e alunos possam discutir as várias implicações do esporte na saúde do indivíduo, bem como propiciar maior número de estudos que possam auxiliar na manutenção da saúde, levando em consideração também o rendimento esportivo. Procurar estudar mais a fundo os fatores de risco para diferentes lesões e com isso buscar a prevenção e/ou a melhor forma de tratá-las. Fornecer para os profissionais da área, inclusive os atletas, um espaço para discussão de casos e a possibilidade de intervir, baseada na melhor evidência disponível na literatura, para a recuperação da função de atletas carentes que não tenham condições de ter este atendimento em serviços especializados. Procurar-se-a dar assistência em eventos esportivos da Baixada Santista, desde de que nos mesmos haja profissionais da área que possam supervisionar esta prática. Estas intervenções estarão condicionadas a obtenção de verbas, por meio de projetos de pesquisa que possam subsidiar a infra-estrutura necessária para a implantação de um local interprofissional de assistência ao atleta carente da baixada santista. Relação com a sociedade: A ideia da elaboração de um projeto de extensão que objetive a criação de um centro interprofissional de pesquisa no esporte (CIPE), veio de encontro a interesses demonstrados por colegas da Baixada Santista para que houvesse um espaço que propiciasse trocas de experiências e novas descobertas na área esportiva, bem como parcerias interinstitucionais favorecendo a elaboração e divulgação de pesquisas na área esportiva, dentro de um aspecto interprofissional.

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Stella Peccin

    E-mail: stella.peccin@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Projeto de Artes do Corpo - Grupo De Extensão do Campus Baixada Santista da UNIFESP"
  • O Projeto Artes do Corpo pretende realizar encontros semanais, abertos à comunidade do Campus Baixada Santista, incluindo alunos, docentes e técnicos, com intuito de formação corporal por meio das linguagens artísticas, abordando as técnicas do JOGO CÊNICO, da DANÇA, do CIRCO e da MÚSICA. A partir dos temas experimentados de maneira prática e das reflexões teóricas propostas pelos professores, o grupo envolvido terá contato com a experiência estética e a reflexão crítica para possibilidades de ação como profissional da saúde. A proposta é de educação corporal e sensível, formação interdisciplinar e ampliação do conceito de saúde para uma atuação estética dentro das áreas acadêmicas de formação do Campus Baixada Santista da UNIFESP. A interdisciplinariedade permite a participação de alunos, funcionários e docentes da Universidade, uma vez que o corpo é um dos eixos do trabalho da Saúde, promovendo uma troca a partir de sua própria experiência de consciência corporal e os conteúdos trabalhados nos cursos e eixos específicos de cada profissional.

    Coordenação: Profa. Dra. Marina Souza Lobo Guzzo

    E-mail: marina.guzzo@unifesp.br

    Área Temática: Cultura


  • Projeto "A Narrativa como um Dispositivo na Elaboração de um Novo Olhar sobre o Câncer Infantil"
  • O projeto busca a promoção de saúde no ambiente hospitalar sob olhar da própria criança com câncer, utilizando o lúdico como uma ferramenta na comunicação não-verbal, e a partir desta, a elaboração de narrativas que auxiliem no enfrentamento da doença e no seu tratamento.

    Coordenação: Prof. Dr. Conrado Augusto Gandara Federici

    E-mail: conrado.federici@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Esporte Clube UNIFESP-CBS"
  • Oferecimento de Práticas Esportivas à Comunidade Interna da UNIFESP - CBS

    Coordenação: Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira

    E-mail: rogerio.cruz@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Basquete em Cadeira de Rodas para a Comunidade Santista com Deficiência Física"
  • O projeto de extensão "Basquete em Cadeira de Rodas para a Comunidade Santista com Deficiência Física" tem como possibilidade ser o cenário de prática para o aprendizado e aplicação dos conhecimentos dos alunos dos cursos de Graduação do Campus Baixada Santista. O esporte não apenas é uma palavra polissêmica, mas também é um cenário de múltiplas possibilidades. Nesse sentido, o eixo norteador do projeto será a pedagogia do esporte, voltada para o rendimento, essa em momento algum pode perder os referenciais de saúde, reabilitação, lazer e educação do esporte. Condições que possibilitam a formação holística de nossos alunos ou atletas. O estabelecimento desse cenário poderá ser espaço de atendimento as pessoas com deficiência física tendo como cenário de prática o Basquete.

    Coordenação: Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho

    E-mail: ciro.winckler@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Clube Escolar Paraolímpico"
  • O projeto de extensão “Clube Escolar Paraolímpico” tem como possibilidade ser o cenário de prática para o aprendizado e aplicação dos conhecimentos dos alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Campus Baixada Santista. São objetivos desse projeto: 1) Propiciar a universalização e democratização do acesso ao esporte paraolímpico a população com deficiência de Santos e São Vicente; 2) Criar uma unidade de referência na prática esportiva para a população com deficiência de Santos e São Vicente; e 3) Melhoria da capacidade física e dos estados de saúde da população atendida.

    Coordenação: Prof. Dr. Ciro Winckler de Oliveira Filho

    E-mail: ciro.winckler@unifesp.br

    Área Temática: Educação


  • Projeto "Oficinas Lúdicas: espaços de encontro e criação"
  • As interações promovidas pelo trabalho em saúde podem ser compreendidas como uma experiência de preocupação com o outro e podem provocar transformações em trajetórias coletivas e trajetos pessoais, rompendo com histórias de abandono, sofrimento e violência. O brincar surge como possibilidade que a criança tem de viver criativamente, de vivenciar processos de saúde e reverter processos de amadurecimento interrompidos. Em um trabalho interdisciplinar, agregando as áreas da terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia, o projeto tem por objetivo promover oficinas lúdicas a crianças em situação de vulnerabilidade, propiciando o brincar compartilhado e a criatividade.

    Coordenação: Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi

    E-mail: a.jurdi@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Fisioterapia Coletiva: Ações no Morro Nova Cintra (Santos-SP)"
  • O projeto de extensão "Fisioterapia Coletiva: Ações no Morro Nova Cintra" tem propostas preventivas e transformadoras que abrangem todos os segmentos envolvidos na comunidade do Morro Nova Cintra de Santos. Pretendemos trabalhar em duas frentes: na saúde dos trabalhadores e na saúde da população em geral, com ênfase na vigilância dos distúrbios cinesio-funcionais e no processo de educação e orientação postural. A Fisioterapia Coletiva é um campo em construção, capaz de romper com o modelo reabilitador, focado nas doenças, indo além da prevenção terciária. Para atuar no nível primário de atenção a saúde, faz-se necessário também a participação conjunta de docentes/alunos de outras áreas de conhecimento do campus Baixada Santista. Desta maneira, torna-se possível o entendimento da relação saúde-doença e seus determinantes sociais, históricos, econômicos e culturais principalmente, relacionados aos processos de trabalho e aos grupos em vulnerabilidade social. Especificamente nas escolas de ensino fundamental, temos como proposta o envolvimento dos professores e funcionários, pois a formação continuada de profissionais de educação corrobora com a construção de um ambiente favorável à saúde destes trabalhadores, além de capacitá-los como facilitadores e multiplicadores, aptos para atuar como agentes transformadores da saúde postural das crianças e adolescentes. Desta maneira, nosso principal objetivo é construir conjuntamente com os atores envolvidos (leia-se alunos, professores, trabalhadores informais, homens e mulheres, idosos) práticas favoráveis à postura corporal, através da ressignificação de saberes. Ou seja, a troca de saberes e experiências interdisciplinares permitirão a apropriação do conhecimento. Assim, o coletivo passa a ser corresponsável por sua saúde, tendo a opção de evitar certas posturas, que adotadas por longos períodos, podem causar desconforto ou mesmo serem nocivas a saúde, além de identificar precocemente possíveis problemas de saúde.

    Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Flávia Cockell Silva

    E-mail: fernanda.cockell@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Espaço Virtual de Atenção à Saúde Mental"
  • O projeto Espaço Virtual de Atenção à Saúde Mental é um blog que pretende fazer a comunicação, fomentada pelos participantes da extensão, que aproxime os profissionais de saúde mental do país - trabalhadores e gestores -, os usuários dos serviços abertos, a comunidade acadêmica e a população interessada no assunto.

    Coordenação: Profa. Dra. Florianita Coelho Braga Campos

    E-mail: florianita.coelho@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto "Promoção, Prevenção e Reabilitação de Acometimentos Musculoesqueléticos em Membros Inferiores"
  • As alterações que acometem os Membros Inferiores representam grande parte das queixas que levam um indivíduo a procurar ajuda especializada. Quando acompanhada de dor e limitação funcional, promovem limitações freqüentes que dificultam a produtividade no trabalho, a prática de atividades físicas, o convívio social e a realização de atividades da vida diária. O presente projeto de extensão tem como propósito desenvolver um trabalho social, de promoção, prevenção e reabilitação de acometimentos musculoesqueléticos em MMII, e acadêmico, de oferecer ao estudante de fisioterapia a oportunidade de vivenciar o atendimento nesse contexto específico.

    Coordenação: Profa. Dra. Liu Chiao Yi Inoue

    E-mail: liu.chiao@unifesp.br

    E-mail: liuchiaoyi@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Acompanhamento do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças Soropositivas e/ou Filhas de Mães Soropositivas"
  • Aproximadamente 40 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), das quais 2,5 milhões são crianças. O vírus HIV possui um período de incubação prolongado antes do surgimento de sinais e sintomas da doença e uma afinidade pelo sistema imunológico e nervoso. Deste modo, a maioria das crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV (70 a 90%) não apresenta sinais e sintomas nos primeiros meses de vida, dificultando saber se a criança foi ou não infectada e quando isso ocorreu. Portanto, o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) destas crianças é fundamental. Esse projeto objetiva acompanhar e analisar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças nascidas de mães soropositivas, e em caso de atraso no desenvolvimento os bebês são encaminhados a intervenção fisioterapêutica e a família orientada em relação a estimulação a ser realizada em casa. Este projeto ocorre no Centro de Referência da AIDS-Santos, onde os bebês de zero a dezoito meses, são avaliados mensalmente pela Alberta Infant Motor Scale (AIMS).

    Coordenação: Profa. Dra. Cristina dos Santos Cardoso de Sá

    E-mail: cristina.sa@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Saúde e Cidadania: compreendendo a construção da masculinidade entre homens da Baixada Santista"
  • O projeto de extensão da UNIFESP Baixada Santista (BS) “Saúde e Cidadania: compreendendo a masculinidade entre homens da Baixada Santista” é um processo educativo realizado em campo em parceria com Instituto Joana D’Arc, organização não governamental voltada para prevenção do HIV e atenção às pessoas vivendo com HIV/Aids com sede no Guarujá. As atividades educativas (Oficinas) que compõem o projeto vêm sendo elaboradas tendo como eixo condutor os significados atribuídos à saúde, ao uso prejudicial de álcool, à masculinidade e feminilidade dos grupos de pessoas juntos aos quais serão realizadas as Oficinas. área: gênero, redução de danos, saúde sexual.

    Coordenação: Profa. Dra. Cristina Gonçalves Silva

    E-mail: cristiane.goncalves.silva@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Acompanhamento e intervenção fisioterapêutica de pacientes com acometimentos da coluna vertebral"
  • Coordenação: Profa. Dra. Liu Chiao Yi Inoue

    E-mail: liuchiaoyi@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Ambnut: Saúde e Ação"
  • Coordenação: Profa. Dra. Paula Andrea Martins

    E-mail: paula.martins@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "ATIVIDART: Desafios de uma produção coletiva em rede"
  • Coordenação: Profa. Dra. Flavia Liberman

    E-mail: toflavia.liberman@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Campanha para Levantamento do Risco para Doença Metabólica Hereditária e Orientações: Dor Crônica, Anemia e Nível de Atividade Física"
  • Coordenação: Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado

    E-mail: vzdourado@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Bons Ares: Prevenção de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em Tabagistas"
  • Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Medeiros

    E-mail: a.medeiros@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Centro da Juventude e Terapia Ocupacional Social: ações do projeto MENUIA/Núcleo Unifesp"
  • Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Leme Borba

    E-mail: patricialemeborba@hotmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Diálogos sobre Trabalho e Ética"
  • Coordenação: Profa. Dra. Luciana Maria Cavalcante Melo e Profa. Dra. Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso

    E-mail: lmcmelo@yahoo.com.br

    E-mail: pfcardoso@superig.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Direitos humanos, saúde e educação básica"
  • Coordenação: Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista

    E-mail: sylvia.batista@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Extensão nos morros Vila Progresso e Santa Maria: potencialização da capacidade de ação dos agentes comunitários de saúde "
  • Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto de Castro e Silva

    E-mail: carobert@usp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Incubadora de Sonhos"
  • Coordenação: Profa. Dra. Silvia Maria Thomaz Tagé

    E-mail: silviamtt@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Literatura Clínica – Intervenções– Clube dos Saberes"
  • Coordenação: Prof. Dr. Sidnei Jose Casetto

    E-mail: sidneicazeto@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Literatura Clínica – Intervenções"
  • Coordenação: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz

    E-mail: alexandrehenz2000@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Memória Social no Centro Histórico de Santos: Entre a Ilha Diana e a Hospedaria dos Imigrantes de Santos"
  • Coordenação: Profa. Dra. Samira Lima da Costa e Profa. Dra. Anita Burth Kurka

    E-mail: biasam@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Reciclart: Feira de Reciclagem e Talentos da Unifesp/BS"
  • Coordenação: Profa. Dra. Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso

    E-mail: pfcardoso@superig.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Saúde & Cidadania: compreendendo a construção da masculinidade entre homens da Baixada Santista"
  • Coordenação: Profa. Dra. Cristiane Gonçalves

    E-mail: cristiane.goncalves.silva@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Univer/Cidade: Conhecer e Proteger"
  • Coordenação: Profa. Dra. Luzia Fátima Baier e Profa. Dra. Norma Braz

    E-mail: norma_braz@hotmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Universidade Aberta à Terceira Idade UNIFESP Baixada Santista"
  • Coordenação: Prof. Dr. Sidnei José Casettoz

    E-mail: sidneicazeto@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: "Valorização do Trabalho e da Manipulação de Pescados no Terminal Pesqueiro Público de Santos"
  • Coordenação: Profa. Dra. Elke Stedefeldt

    E-mail: elke_nutri@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: X- 9: Memória, Território e Produção do Cuidado"
  • Coordenação: Prof. Dr. Mauricio Lourenção Garcia

    E-mail: malougar@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Rede Bem-Estar"
  • Coordenação: Profa. Dra. Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo

    E-mail: uchoalucia@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Conversa com Educadores da Escola Total: formação no cotidiano escolar"
  • Coordenação: Profa. Dra. Carla Cilene Baptista da Silva

    E-mail: carlaci@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Clube da Corrida"
  • Coordenação: Prof. Dr. Sionaldo Eduardo Ferreira e Prof. Dr. Ricardo José Gomes

    E-mail: sferreira@unifesp.br

    E-mail: ricardojosegomes@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Musica e Humanização Hospitalar – As Possibilidades da Música e Construção de Narrativas de Vida"
  • Coordenação: Prof. Dr. Conrado Augusto Gandara Federici

    E-mail: conradofederici@yahoo.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Conversando sobre Saúde e Sexualidade nas Escolas: o Aparelho Reprodutor, as DSTs e os Métodos Contraceptivos"
  • Coordenação: Profa. Dra. Carolina Prado de França Carvalho

    E-mail: carolliscarvalho@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Ações Integradas para a Saúde do Atleta - AISA "
  • Coordenação: Profa. Dra. Claudia Ridel Juzwiak

    E-mail: claudia.juzwiak@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Counut - Intervenções acadêmicas buscando valorizar e multiplicar o significado do comer"
  • Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Baesa Scagliusi

    E-mail: fernanda.scagliusi@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: Emprego Apoiado: Tecnologia Social para Geração de Renda para Pessoas com Deficiência (vinculado ao Programa Cetecapro)"
  • Coordenação: Profa. Dra. Andrea Perosa Saigh Jurdi

    E-mail: andreajurdi@gmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Projeto: População em Situação e Rua: Indicadores e Políticas Públicas no Município de Santos (vinculado aos programas núcleo de políticas públicas)"
  • Coordenação: Profa. Dra. Maria Graciela González Pérez de Morell

    E-mail: graciela.morell@hotmail.com

    Área Temática: Saúde


  • Programa: "Ações na comunidade: Autonomia e Saúde"
  • Coordenação: Profa. Dra. Angela Aparecida Capozzolo

    E-mail: angeruma@uol.com.br

    Área Temática: Saúde


  • Programa: "Arte e Saúde"
  • Coordenação: Profa. Dra. Jaquelina Maria Imbrizi

    E-mail: jaquelina.imbrizi@unifesp.br

    Área Temática: Saúde


  • Programa: "Núcleo de Políticas Públicas Sociais"
  • Coordenação: Profa. Dra. Sonia Regina Nozabielli

    E-mail: soniamark@ig.com.br

    Área Temática: Saúde


Copyright © UNIFESP - Campus Baixada Santista | Desenvolvimento: Divisão de Comunicação | Divisão de Tecnologia da Informação
Edifício Central - Rua Silva Jardim, 136 - Santos/SP - CEP: 11015-020 Telefone: +55 13 3878-3700 / +55 13 3523-5000
Confira aqui todas as Unidades do Campus Baixada Santista